Estudo comprova que mosquito "Culex quinquefasciatus", o pernilongo doméstico ou muriçoca, pode ser agente transmissor
Um estudo inédito divulgado nesta quinta-feira (21) pela Fundação Oswaldo Cruz comprova que o mosquito "Culex quinquefasciatus", conhecido como pernilongo doméstico ou muriçoca, também pode transmitir o vírus da zika.
Pesquisadores conduziram um estudo na Região Metropolitana do Recife, onde a população do mosquito é quase 20 vezes maior do que a população do Aedes aegypti, único agente transmissor reconhecido até então. Durante a pesquisa, os profissionais identificaram a presença natural do vírus da zika em 3 dos 80 grupos de mosquitos analisados, e em dois deles, os mosquitos não estavam alimentados, o que demonstra que o vírus estava no organismo do inseto e não em uma alimentação recente.
Em entrevista à BBC, a pesquisadora da Fiocruz Pernambuco Constância Ayres afirmou que a pesquisa ainda precisa determinar exatamente qual o papel do pernolongo na epidemia brasileira. "Já sabemos que ele transmite. O que ainda não sabemos é a capacidade dele como vetor", explicou. Durante o anúncio da descoberta, a Fundação aproveitou para afirmar que o risco de propagação do vírus Zika durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro é baixo.